05 fevereiro, 2009

Como Funciona

.
.
.

"A necessidade é a mãe da invenção”.


A frase, atribuída ao filósofo grego Platão, que a teria cunhado no ano de 360 a.C., hoje é invertida pela pressão mercadológica massiva, tentando nos seduzir sempre que uma novidade tecnológica chega ao mercado ("a invenção é a mãe da necessidade"). Em outras palavras, sem perceber nos tornamos dependentes de versões renovadas dos produtos, cujas inovações nem sempre justificam a troca pelo modelo mais novo (que torna o anterior "obsoleto" e candidato a virar sucata).

Baseado nesta idéia, procuro explorar técnicas alternativas e de baixo custo (do tipo “faça você mesmo”) para fotografia de natureza e gravação de sons naturais. Mais especificamente, adoto a criatividade como ferramenta para construir dispositivos através do reaproveitamento de materiais que de outra forma seriam descartados. Além de reaproveitar, uma idéia central da tecnoreciclagem é manter a funcionalidade original do equipamento, agregando novas funções por meio da criatividade.

Saiba mais sobre o assunto no excelente documentário "The Story of Stuff" ("A História das Coisas"), cuja versão legendada em português está disponível aqui

.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário