Os altos preços cobrados por equipamentos e a dificuldade em se encontrar certos dispositivos no mercado são fatores limitantes para a fotografia e gravação de sons de natureza nos países em desenvolvimento, seja para uso na mídia, fins artísticos, científicos ou como hobby.
No Brasil, os impostos de importação geralmente duplicam o preço de equipamentos como câmeras, lentes, gravadores e microfones. Isto se torna uma séria restrição quando levamos em conta a renda per capita no país, que acaba refletindo no preço pago a artistas e fotógrafos profissionais pelo seu trabalho (geralmente muito abaixo dos padrões internacionais) e na qualidade das imagens e sons disponíveis para cientistas em suas pesquisas e publicações, por exemplo. Ou seja, paga-se muito por um equipamento que gera pouco retorno.
Além disto, a acelerada evolução tecnológica e as pressões do mercado em nível mundial aumentaram drasticamente a produção da chamada “sucata eletrônica”: equipamentos como computadores pessoais, telefones celulares e câmeras fotográficas que rapidamente tornam-se obsoletos e são descartados como lixo sem utilidade.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário