09 fevereiro, 2009

Tutorial:
Refletor Parabólico Caseiro
PARTE 3

.
.
.
>> Passo 1: preparando o guarda-chuva


- Dependendo do modelo do seu guarda-chuva, você deverá remover o cabo (a parte curva onde você segura quando está aberto) e a ponteira (proteção que fica na parte de cima do guarda-chuva, na ponta da haste principal).

- As fotos abaixo mostram (A) a parte de cima da haste principal sem a ponteira e (B) a parte de baixo da haste principal sem o cabo (no caso eu protegi este local utilizando uma tampa de válvula de pneu de carro). Observe o botão de acionamento (abertura) do guarda-chuva.

(A) Ponta de cima da haste principal sem a ponteira


(B) Ponta de baixo da haste principal sem o cabo


- Você deverá inverter o cabo, ou seja, instalá-lo no local da haste onde ficava a ponteira. Como os encaixes são do mesmo tamanho, a tarefa fica mais fácil. Este cabo deverá ser confortável, pois no final o conjunto todo tem um certo peso. Considerando que, durante as gravações, você terá de ficar vários minutos segurando o equipamento sem se mover, é interessante ter um cabo mais confortável do que o original. No meu caso, eu esquentei o cabo no fogo e fui moldando para um formato que me agradasse mais. Com auxílio de massa epóxi e a fita isolante auto-fusão, eu tornei a manopla mais macia e adequada à minha empunhadura (figura "C" abaixo). A fita isolante pode ser substituída por produtos similares como aquelas fitas usadas em manoplas de bicicleta ou de raquetes de tênis.


(C) Manopla adaptada



Um comentário:

  1. kk tivemos a mesma ideia http://comofazervcmesmo.blogspot.com/

    ResponderExcluir