09 fevereiro, 2009

Tutorial:
Refletor Parabólico Caseiro
PARTE 8

.
.
.
Considerações Finais

- Em termos gerais, o guarda-chuva tem a vantagem do baixo custo, facilidade de encontrar à venda e possuir várias possibilidades de se acoplar microfone, fios, cabo. Além do mais é leve e portátil (pode ser fechado e aberto facilmente para transporte). E – mais importante! – se você estiver no meio do mato e cair aquela chuva, basta virar o microfone parabólico para baixo que ele volta a ser um guarda-chuva normal! :-)

- O guarda-chuva transparente tem as seguintes vantagens: (a) é mais discreto na mata, não espantando os animais; (b) permite que você veja através dele, possibilitando apontar melhor o conjunto para a direção da fonte sonora (ave ou outras) e ao mesmo tempo observar o objeto que está sendo gravado. Os melhores resultados acontecem quando a haste principal do guarda-chuva está apontada diretamente para a fonte sonora, como se fosse a mira de uma arma.

- Às vezes pode ser difícil perceber de onde vem a fonte sonora para poder apontar o equipamento corretamente. Nestes casos, há algumas dicas: (a) Se o seu equipamento permite monitorar a gravação em tempo real através de fone de ouvido, mantenha um dos lados do fone sobre um dos ouvidos e o outro fora (ou seja, deixe um ouvido captando o som do gravador e o outro captando o som direto da fonte sonora), isto facilitará a localização da ave ou similar. (b) Uma técnica adicional é “vasculhar” a mata com a parábola ligada, primeiramente na horizontal, até perceber um aumento no som, e depois na vertical até achar a fonte sonora (ave ou similar), ou seja, fazer uma espécie de triangulação.

- O tamanho do guarda-chuva vai depender dos seus objetivos. Quanto maior o diâmetro, maior será sua capacidade de captar os sons mais graves. Porém, em lugares de mata fechada pode ser muito difícil transportá-lo e manuseá-lo sem esbarrar em galhos e folhas, atrapalhando a gravação e podendo danificar o equipamento.

- Ainda não fiz muitos testes comparativos, mas creio que o guarda-chuva de plástico liso (ao invés de nylon) reflita melhor o som.

- Para maiores dicas sobre como realizar gravações de sons naturais (em especial aves), recomendo este link do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO).

- No caso de realizar gravações na natureza, informe-se sobre autorizações e sempre adote uma postura de respeito para com o ambiente natural, em especial com relação ao playback (atração de aves por meio de gravações). Sugerimos os seguintes links:
Código de ética do Observador de Aves
Princípios de Conduta Consciente em Ambientes Naturais

- Um bom local para você disponibilizar e compartilhar suas gravações de aves é o Xeno-Canto. Trata-se de um site colaborativo, onde as gravações estão disponíveis para download gratuito e legalizado. Seu funcionamento só é possível pelo fato dos usuários não se limitarem a baixar as gravações, portanto recomendamos que você coloque à disposição suas gravações para que outras pessoas possam utliizá-las.

- Um bom editor de áudio 100% gratuito, para pós-processamento de suas gravações, é o Audacity.

- Os exemplos apresentados aqui podem ser adequados de inúmeras maneiras, dependendo das suas necessidades, habilidades, criatividade e disponibilidade financeira. Por exemplo, ao invés de um conjunto microfone/gravador, você pode tentar acoplar um desses tocadores de MP3 baratinhos diretamente ao guarda-chuva, já que eles possuem microfone embutido. Obviamente, quanto menos você investir, mais limitado será seu equipamento em termos de recursos e qualidade das gravações.

- As explicações contidas neste tutorial são meramente informativas, não assumimos responsabilidade sobre quaisquer riscos, danos, prejuízos ou acidentes que possam advir da montagem ou utilização deste equipamento, uma vez que o mesmo é alternativo e tem caráter puramente experimental a título de curiosidade.

- O presente material pode ser divulgado ou distribuído livremente, desde que citadas as fontes. O autor ficará muito grato se for informado sobre a distribuição e uso do tutorial, além dos resultados obtidos na prática!

- Para maiores informações, entre em contato através de nosso site Photo in Natura. Grato pela atenção, bom trabalho e boas gravações!




Nenhum comentário:

Postar um comentário