.
.
.
>> Passo 5: procurando o foco
.
.
>> Passo 5: procurando o foco
- Agora é necessário encontrar o ponto de foco para onde o som captado pela parábola está sendo direcionado. No caso de uma parábola perfeita (e cara!) o ponto focal é muito nítido; no nosso modelo feito com guarda-chuva a precisão é menor.
- Conecte a outra extremidade do fio ao seu gravador e ligue conjunto todo (microfone, gravador). Se o seu gravador permitir monitoramento da gravação em tempo real (como nos gravadores de Mini-Disc e alguns de Cassette), isto é o ideal e facilitará muito sua vida (tanto para obter o foco como para realizar as gravações). Neste caso, conecte um fone de ouvido (de preferência um modelo com isolamento de sons externos) à saída de fone do aparelho e utilize-o.
- Ligue um rádio e tire-o de sintonia, deixando o chiado constante característico de emissora fora do ar. Regule o volume.
- Evitando a presença de qualquer obstáculo entre você e o rádio, afaste-se uns 20 a 30 metros e aponte a parábola para o alto-falante do rádio.
- Com o sistema ainda ligado, Vá deslizando o microfone para frente e para trás ao longo da haste do guarda-chuva, enquanto ouve o som pelo fone de ouvido, até perceber que o som ficou mais intenso/forte. Este é o ponto de foco se sua parábola. Conforme dito acima, não será tão preciso, pois o guarda-chuva não é uma parábola perfeita.
- Utilizando um marcador permanente, tinta ou fita adesiva, faça uma marca na haste do guarda-chuva indicando o local onde o microfone deve ser instalado da próxima vez (ponto de foco).
- Caso seu gravador não possua opção de monitoramento em tempo real, faça vários testes com o microfone em posições diferentes, gravando cada teste e comparando com as demais gravações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário